segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Cobra Norato
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Exercício Estruturado 2- O que vimos
Assim como o exercício estruturado 1 o 2 foi igualmente trabalhoso e importante. Aprendemos a simplificar nossos programas entendendo melhor tudo o que estava sendo desenvolvido, através do uso de procedimentos, o que torna o trabalho mais organizado e compreensível. Durante esse trabalho vimos também como resolver o problema de querermos utilizar funções que não são pré-existentes no programa PascaL, ou seja, aprendemos a desenvolver essas funções. Durante o EXE 2 aprendemos a usar o comando POLI, que mais tarde utilizamos no GAE 5. Enfim esse desafio foi com certeza o mais importante para atingirmos o objetivo de generalizar uma solução, pois aprimorando o uso de funções e procedimentos aprendemos que podemos solucionar vários problemas com um único programa , como foi feito com o ultimo desafio da folha.
Exercício Estruturado 1- O que vimos.
Dentre todos os trabalhos a serem desenvolvidos os estudos estruturados são os que mais nos dão trabalho, por envolverem diversas informações. Em alguns desafios tivemos que achar erros de lógica e de compilação em alguns exemplos dados, o que nos ajudou praticar o que já havia sido ensinado. Depois tivemos que interpretar problemas e propor soluções para ele pensando com a lógica da programação, ou seja, tivemos que nos basear em dados que já tínhamos dados a serem fornecidos e uma solução que não pecasse pela ambigüidade.
No ultimo desafio desse estudo estruturado tivemos que desenvolver pequenos, porém trabalhosos, problemas na linguagem PascaL. Ao desenvolvermos esses programas usamos os comandos de condição e repetição , aprendemos também a utilizar novos comandos como o MOD e também a criar parâmetros para que um comando seja interrompido.
No ultimo desafio desse estudo estruturado tivemos que desenvolver pequenos, porém trabalhosos, problemas na linguagem PascaL. Ao desenvolvermos esses programas usamos os comandos de condição e repetição , aprendemos também a utilizar novos comandos como o MOD e também a criar parâmetros para que um comando seja interrompido.
GAE 5 - O que estudamos
O desafio do GAE 5 foi, para mim, de longe o mais difícil, além de utilizar tudo aquilo que já havíamos visto tivemos que aprender novos comandos, sendo eles, MUDEPOS, e os comandos utilizados para colorir figuras, além disso a percepção do espaço, necessária para a construção da bandeira é um pouco complicada, além do uso de procedimentos.Nesse desafio tivemos a oportunidade de desenvolver também um programa bônus, que envolvia o uso do comando ARCO para desenharmos um ovo, na verdade três ovos, assim utilizamos procedimentos mais uma vez e utilizamos o comando ROTULE para escrever dentro da figura gerada. Nesse desafio desenvolvemos também dois polígonos utilizando o comando POLI e estruturas de repetição.
GAE 4- O que aprendemos
O desafio da GAE 4 foi muito interessante, pois lidamos com a interpretação de um diagrama de chapin para descobrirmos que função estava sendo usada. Assim aprendemos como interpretar as direções diretas do diagrama, a interpretar dados de entrada e saída e a utilizar diversos comandos da linguagem PascaL, como o comando WHILE, além disso utilizamos também o comando IF para testar uma condição.
GAE 3- O que estudamos
O desafio do GAE 3 visto por quase todos como o mais difícil, nos testou quanto a nossa capacidade de lidar com muitos dados de entrada e saída, a correlação entre eles e o uso de novas funções na linguagem PascaL. Durante esse trabalho aprendemos a partir de um caso especifico para chegar a solução de um caso genérico. Também desenvolvemos ao final do programa uma tabela com os dados obtidos, e foi o primeiro programa que usamos o comando de repetição FOR.
GAE 2- O que aprendemos
O desafio do GAE 2 visto por muitos como o mais fácil foi na verdade a introdução do algoritmo em nossas vidas. Aprendemos a desenvolver uma agenda Google, que pode ser vista nesse blog, tendo assim um pequeno contato com a linguagem HTML e utilizamos algoritmos para expressarmos como vencer uma fase de um jogo. Aprendendo que devemos criar um caminho que seja único, pois na programação não pode haver ambigüidade.
GAE 1- O que estudamos.
No desenvolvimento do GAE 1 nos deparamos com o nosso primeiro desafio de computação, assim o desafio começou um pouco caótico, mas logo as coisas foram se ajeitando. Nesse desafio tivemos que desenvolver um programa que convertesse graus Celsius em Fahrenheit, Kelvin e Rankine separadamente . O problema em si não era difícil, porém como foi nosso primeiro contato com a linguagem PascaL tivemos alguns probleminhas. Além de gerar um programa tivemos que produzir uma planilha no Excel o que na verdade ajudou e muito no entendimento do problema. Assim nesse GAE aprendemos como a linguagem se organiza e como funciona a entrada e saída de dados .
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Ajudando Eliasa e Sofia- pseudocódigo
Elisa e Sofia, duas amigas, moram juntas, porém tem alguns probleminhas para resolver suas finanças. Assim através de um pseudocódigo vamos ajudá-las a resolver esse pequeno probleminha. Sendo assim:
PSEUDOCÓDIGO
DECLARE
a : real - representa as despesas de Elisa
b: real - representa as despesas de Sofia
c: real - representa o quanto Sofia deve a Elisa
d: real - representa o quanto Elisa deve a Sofia
e: real - representa quanto cada uma deverá pagar
f: real - representa a despesa total das duas juntas
INICIO
ESCREVA “Despesas de Elisa:”
LEIA a
ESCREVA “Despesas de Sofia:”
Leia b
FAÇA “f= a + b”
LEIA f
FAÇA “e= f/2”
LEIA e
Se e > a
FAÇA “ d= e-a”
ESCREVA “Elisa deve a sofia,d”
Senão ESCREVA “Elisa não deve a sofia”
Se e>b
FAÇA “c= e-b”
ESCREVA “Sofia deve a Elisa, c”
Senão ESCREVA “Sofia não deve a Elisa”
FIM
PSEUDOCÓDIGO
DECLARE
a : real - representa as despesas de Elisa
b: real - representa as despesas de Sofia
c: real - representa o quanto Sofia deve a Elisa
d: real - representa o quanto Elisa deve a Sofia
e: real - representa quanto cada uma deverá pagar
f: real - representa a despesa total das duas juntas
INICIO
ESCREVA “Despesas de Elisa:”
LEIA a
ESCREVA “Despesas de Sofia:”
Leia b
FAÇA “f= a + b”
LEIA f
FAÇA “e= f/2”
LEIA e
Se e > a
FAÇA “ d= e-a”
ESCREVA “Elisa deve a sofia,d”
Senão ESCREVA “Elisa não deve a sofia”
Se e>b
FAÇA “c= e-b”
ESCREVA “Sofia deve a Elisa, c”
Senão ESCREVA “Sofia não deve a Elisa”
FIM
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)



